seca

Cruz Alta e Jaguari decretam situação de emergência

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/Cultura da soja é uma das mais prejudicadas pela falta de chuvas na Região Central. Perdas devem refletir na economia das cidades

Cruz Alta e Jaguari assinaram o decreto de situação de emergência devido à falta de chuvas nos últimos 90 dias. Com isso, são pelo menos 19 municípios da Região Central que tomaram a medida.

Conforme informações do Executivo de Cruz Alta, divulgadas na última sexta-feira, a ação teve base em levantamentos do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdagro), Emater/RS e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca, Abastecimento e Meio Ambiente.

Os dados apontam que a pouca chuva têm causado perdas na produtividade das lavouras de soja e milho cultivadas em Cruz Alta, na produção de leite e na produção de subsistência nas pequenas propriedades, afetadas em níveis significativos.

A publicação no portal eletrônico da prefeitura cruzaltense ainda diz que "fica evidente que a economia do município, embasada fortemente na atividade de produção primária, sofrerá reflexos diretos dessas perdas nos setores de comércio e serviços, bem como na arrecadação orçamentária municipal".

Em Jaguari, o prefeito Beto Turchiello se reuniu nesta segunda-feira pela tarde com as entidades do setor agropecuário e decidiu assinar o decreto. Em entrevista ao Diário na semana passada, o político disse que iria aguardar até 10 de março, mas o ato foi antecipado. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Venda de ingressos para o Carnaval de Cruz Alta começa nesta quinta

Inaugurado trevo de acesso a Cruz Alta  na ERS-342 Próximo

Inaugurado trevo de acesso a Cruz Alta na ERS-342

cruz alta